13 de maio de 2009

Quinto Orador - Elísio Estanque

Depois da comunicação de Sebasytião Feyo de Azevedo é a vez de Elísio Estanque. Sociólogo, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra,Membro do Conselho de Redacção da Revista Crítica das Ciências Sociais e de diversas revistas periódicas portuguesas e brasileiras, Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais, Membro dos Conselhos Científicos da FEUC e do Centro de Estudos Sociais, Coordenador do programa de Doutoramento e Mestrado em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo é, ainda, Professor Visitante no Departamento de Sociologia da USP.



A Universidade de Coimbra Perante Bolonha: Movimentos, práticas e representações estudantis em recomposição - contestação ou indiferença? é o tema que aborda na sua comunicação.

"O tema dos movimentos estudantis tem vindo a perder interesse à medida que, ao longo das últimas três décadas, se vem desvanecendo a ideia de uma contracultura de rebeldia associada, desde a década de 1960, à juventude universitária. Na verdade, a herança histórica desse legado geracinal, até por ter sido em boa medida veiculada por algund dos seus antigos protagonistas, acabou por dar lugar a uma espécie de "congelamento" de uma unidade imaginária dessa geração em torno do chamado "espírito 68", com isso construindo uma identidade histórica fictícia e dotada de um peso desmesurado, que se tornou impossível de suportar pelas gerações posteriores (cardoso, 2005)."

Sem comentários:

Enviar um comentário